Pular para o conteúdo principal

Conteúdo afetivo para pais e educadores.


 Toda vez que passo diante desse limoeiro tão sozinho e ao mesmo tempo tão frutífero, lembro do potencial das crianças. E ao mesmo tempo lembro do quanto elas navegam na potencialidade mesmo o sistema educacional as privando de direitos.


Aqui onde moro a situação das unidades de ensino municipal são de arrepiar e neste caso específico me refiro a capacidade e qualidade emocional dos profissionais que convivem com as crianças.

Imagino que muitos dos que não possuem condutas respeitosas e afetivas em seu legado, não tenham recebido afeto algum em sua infância e por falta de referência, alimentam a crença do autoritarismo, aquele tipo que critica a ditadura, mas quer ser "linha dura". Que se vitimizam mais do que as próprias crianças na tentativa de chamar mais atenção do que elas.

Antigamente era considerada apenas a violência física e literalmente na força do ódio, estão tendo que encarar a existência da violência psicológica e agora pouco acabo de saber de casos de abuso sexual.

Justiça? Direito da criança? Até tem mas antes as famílias precisam desviar da burocracia anti-exposiçao, da omissão, da conivência, da corrupção, da falta de cumprimento da lei do monitoramento das câmeras, dos desvios de denúncias e tantas outras tentativas de calar as famílias e se possível culpá-las pelo "mau comportamento da criança" que apenas reage ao ambiente tóxico dos parques das creches e salas de aula.

Vale ressaltar que graças a Deus, ainda existem profissionais dotados de dom, bom coração que entendem a vulnerabilidade infantil e fazem um trabalho incrível. Mas é preciso conscientizar todos os outros que o fato de terem tido uma infância cruel não justifica propagar ainda mais crueldade, se você sofreu, evite o sofrimento do outro.

É preciso quebrar o sistema das narrativas contra a família, assuma a profissão que você escolheu com honestidade, amorosidade e acima de tudo hombridade. Lembrando que existe também a possibilidade de transição de carreira.

Qualquer tipo de violência cometida contra crianças de qualquer idade, lhe torna covarde, ressignificar conceitos e atitudes, faz parte.

E para recomeçar e ressignificar nunca é tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ego se alimenta, mas não vende!

  Você vende produto, serviço ou a sua imagem? Se você responder os três, estará correto, porém, é preciso definir o que de fato traz recurso financeiro para sustentar o seu empreendimento. Se um padeiro falar mais sobre ele do que sobre seus pães, ele terá aplausos e curtidas infinitas, mas não venderá o pão de cada dia. Se uma modelo postar mais fotos de produtos do que os cuidados com sua beleza física no dia a dia, em breve, nenhuma empresa recrutará mais sua influência digital (corpo em dia, pele saudável, bons hábitos) para publicidade.   Se um mecânico postar mais a sua rotina na academia do que os serviços prestados e concluídos com satisfação do cliente, em breve, ele não terá dinheiro para pagar a próxima mensalidade da academia. O segredo é identificar o seu nicho, focar nele e ver o que realmente é importante para persuadir os seus potenciais clientes. Já está mais do que comprovado que sua foto no feed, gera muito mais curtidas e engajamento do que a imagem de seu...

Texto e Persuasão

  Um anúncio é totalmente diferente de um texto persuasivo e isso comercialmente tem confundido muito a nossa cabeça. A escrita está rendendo bons frutos nos cursos digitais e para cada tipo de curso, um tipo de escrita diferente. Como gosto de informações claras e precisas, divido os textos de duas maneiras, os que informam e os que convencem. É possível informar e convencer ao mesmo tempo e toda tentativa de convencimento deve trazer relevantes informações, o fato é que tanto um quanto o outro, tem por objetivo prender a atenção do leitor e mais do que isso, tentar fazê-lo trilhar um caminho de raciocínio mental que o leve a uma ação, através da reflexão. Não é o texto que convence o leitor, e sim o próprio leitor que se convence com o texto. As mensagens que complementam um texto, necessariamente precisam ser estratégicas a fim de guiar, direcionar o leitor. Você já se perdeu dentro de um conto erótico? Certa vez, li um que jamais esquecerei de tão envolvente que era e ao términ...

Conteúdo nas cartas de Tarô

  Não sei se você já pediu ou pagou para que alguém abrisse as cartas de tarô, a fim de te aconselhar, alertar, prever ou até mesmo explicar uma situação da vida que estava te intrigando. A história que as cartas de tarô revelam, fazem parte do nosso conteúdo mistério, aquele que não é facilmente identificado se não tiver alguém lhe explicando ao lado, por isso, muitas vezes, as cartas nos revelam o óbvio que não conseguiríamos enxergar até que as cartas viessem nos apontar. Quando criamos um conteúdo estamos abrindo uma carta do nosso produto ou serviço, a qual detalhará seus benefícios, melhor forma de manuseio, a hora certa e a necessidade de refletir a questão, auxiliando a tomada de decisão. É o conteúdo que define o nosso valor, a capacidade de pensar e agir, o quanto é ou não útil a sua permanência e escancara as nossas carências. Se você tivesse que abrir hoje, uma carta para os seus clientes sobre o seu serviço ou produto, qual carta seria?