Um anúncio é totalmente diferente de um texto persuasivo e isso comercialmente tem confundido muito a nossa cabeça. A escrita está rendendo bons frutos nos cursos digitais e para cada tipo de curso, um tipo de escrita diferente.
Como gosto de informações claras e precisas, divido os textos de duas maneiras, os que informam e os que convencem. É possível informar e convencer ao mesmo tempo e toda tentativa de convencimento deve trazer relevantes informações, o fato é que tanto um quanto o outro, tem por objetivo prender a atenção do leitor e mais do que isso, tentar fazê-lo trilhar um caminho de raciocínio mental que o leve a uma ação, através da reflexão.
Não é o texto que convence o leitor, e sim o próprio leitor que se convence com o texto.
As mensagens que complementam um texto, necessariamente precisam ser estratégicas a fim de guiar, direcionar o leitor. Você já se perdeu dentro de um conto erótico? Certa vez, li um que jamais esquecerei de tão envolvente que era e ao término da leitura fiquei em dúvida se a história era real ou ficção.
Estou utilizando o conto erótico como exemplo, porque esse tipo de texto sugere um grande prazer em sua leitura e como não somos "bobos nem nada", prazer de graça, "pode vir quente que estamos fervendo", inclusive nos envolvendo nas loucuras da trama que perigosamente pode até mesmo nos levar para a cama.
Te animei, não é mesmo? É assim que devemos escrever! Agora, tente você.
Comentários
Postar um comentário