Pular para o conteúdo principal

Estratégia da Criação de Conteúdo.




O início de uma estratégia é como um gramado pronto para o plantio de ideias, um planejamento de paisagismo que atrai os olhares e o interesse de quem nos interessa.

Se vamos compor um jardim, precisamos escolher as espécies que serão apresentadas e os elementos utilizados. Neste momento, além de muita troca de ideia, vamos nos deparar com algumas contradições, bloqueios, dificuldades que serão solucionados através da criatividade.

A criatividade é um processo que nos leva a uma solução. Com estratégia e planejamento criamos um caminho a ser trilhado para alcançar tal objetivo, mas isso não significa que na primeira tentativa de elaboração, o projeto será definido.

O processo de criação inicial, exige aproximação, observação e análise comportamental. Qual sensação de que a ideia proposta pela criação daquele conteúdo, nos proporciona? Posso ser mais audacioso? Devo me manter discreto e conservador? O que os outros vão pensar? O que vai acontecer se eu simplesmente mudar?

Esses questionamentos são extremamente importantes, mesmo que incomodem, pois se foi solicitada a contratação de um profissional para a criação do conteúdo, significa que havia alguma dificuldade em realizar o trabalho por conta própria, e por mais que a maioria das justificativas seja a falta de tempo, podemos estar diante de alguns bloqueios criativos: perceptivo, cultural ou emocional.

Mas o bloqueio criativo do contratante pode atrapalhar o trabalho do criador de conteúdo contratado? A resposta é SIM! Pois na hora da aprovação da arte os bloqueios impedem muitas percepções que fazem a diferença. Nestes casos, o tempo é sempre o melhor remédio.

Por isso, a estratégia de criação é um processo no qual identificamos necessidades, desejos, tipo de conteúdo, frequência, permanência, identidade visual, metas e objetivos.

Após breve definição, iniciaremos os testes publicando o conteúdo e observando a reação da audiência, não estamos ainda falando de venda, apenas de relacionamento e engajamento.

Se você não entender a importância do processo, jamais compreenderá o resto.

Deseja saber mais sobre a criação de conteúdo e suas descobertas? Entre em contato através do WhatsApp: (48) 996688261

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ego se alimenta, mas não vende!

  Você vende produto, serviço ou a sua imagem? Se você responder os três, estará correto, porém, é preciso definir o que de fato traz recurso financeiro para sustentar o seu empreendimento. Se um padeiro falar mais sobre ele do que sobre seus pães, ele terá aplausos e curtidas infinitas, mas não venderá o pão de cada dia. Se uma modelo postar mais fotos de produtos do que os cuidados com sua beleza física no dia a dia, em breve, nenhuma empresa recrutará mais sua influência digital (corpo em dia, pele saudável, bons hábitos) para publicidade.   Se um mecânico postar mais a sua rotina na academia do que os serviços prestados e concluídos com satisfação do cliente, em breve, ele não terá dinheiro para pagar a próxima mensalidade da academia. O segredo é identificar o seu nicho, focar nele e ver o que realmente é importante para persuadir os seus potenciais clientes. Já está mais do que comprovado que sua foto no feed, gera muito mais curtidas e engajamento do que a imagem de seu...

Texto e Persuasão

  Um anúncio é totalmente diferente de um texto persuasivo e isso comercialmente tem confundido muito a nossa cabeça. A escrita está rendendo bons frutos nos cursos digitais e para cada tipo de curso, um tipo de escrita diferente. Como gosto de informações claras e precisas, divido os textos de duas maneiras, os que informam e os que convencem. É possível informar e convencer ao mesmo tempo e toda tentativa de convencimento deve trazer relevantes informações, o fato é que tanto um quanto o outro, tem por objetivo prender a atenção do leitor e mais do que isso, tentar fazê-lo trilhar um caminho de raciocínio mental que o leve a uma ação, através da reflexão. Não é o texto que convence o leitor, e sim o próprio leitor que se convence com o texto. As mensagens que complementam um texto, necessariamente precisam ser estratégicas a fim de guiar, direcionar o leitor. Você já se perdeu dentro de um conto erótico? Certa vez, li um que jamais esquecerei de tão envolvente que era e ao términ...

Conteúdo nas cartas de Tarô

  Não sei se você já pediu ou pagou para que alguém abrisse as cartas de tarô, a fim de te aconselhar, alertar, prever ou até mesmo explicar uma situação da vida que estava te intrigando. A história que as cartas de tarô revelam, fazem parte do nosso conteúdo mistério, aquele que não é facilmente identificado se não tiver alguém lhe explicando ao lado, por isso, muitas vezes, as cartas nos revelam o óbvio que não conseguiríamos enxergar até que as cartas viessem nos apontar. Quando criamos um conteúdo estamos abrindo uma carta do nosso produto ou serviço, a qual detalhará seus benefícios, melhor forma de manuseio, a hora certa e a necessidade de refletir a questão, auxiliando a tomada de decisão. É o conteúdo que define o nosso valor, a capacidade de pensar e agir, o quanto é ou não útil a sua permanência e escancara as nossas carências. Se você tivesse que abrir hoje, uma carta para os seus clientes sobre o seu serviço ou produto, qual carta seria?