Um problema muito sério a ser enfrentado quando trabalhamos
com a criação de conteúdo para rede social, é a vaidade, quando o ego fala mais
alto do que a estratégia.
Recordo que no início do meu trabalho, me deparei com uma
cliente que trabalhava com terapias alternativas, inicialmente disse que
gostaria de compartilhar a teoria de suas técnicas terapêuticas. Para criar
este conteúdo, eu precisaria pesquisar o assunto, ouvir sua explicação sobre
eles, além de criar uma arte que chamasse atenção para a temática.
A maior dificuldade era que em todas as postagens ela sempre
dava um jeito de desviar o assunto para ela e queria colocar em evidência seu
corpo e rosto em todas as postagens, o seu argumento era que precisava aparecer
para o público.
O problema é que esta aparição consecutiva, mudando apenas a
expressão facial entre uma postagem e outra, não chamava atenção para o assunto
abordado na legenda, apenas alimentava o próprio ego com os comentários de
amigos e familiares: "está linda", "maravilhosa".
Este caso não foi isolado, e hoje, consigo perceber logo na
primeira reunião do projeto, o quanto a pessoa deseja aparecer. Às vezes, é
necessário dar um toque, pontuar o quanto a sua imagem está tornando o seu feed
repetitivo, sem contar uma história de fato, tornando-se um álbum de férias,
fotos, um eterno ensaio fotográfico.
Faz parte da estratégia de marketing e conteúdo, entender o
seu nicho e o quanto a sua imagem é interessante para o público, às vezes,
compensa criar um perfil pessoal e outro profissional para que você possa
compartilhar suas ideias e imagens com discernimento, no momento certo,
deixando em evidência o que é relevante para o momento.
Me sinto a vontade para escrever sobre isso aqui no blog,
mas conversar com um cliente sobre este assunto, principalmente se ele for
muito vaidoso, é bem complicado, exige o momento certo, a falha, a falta de
engajamento, o olhar amplo do feed, o desenrolar da história em imagens.
Você consegue identificar perfis do Instagram que realçam
mais a própria imagem do que o verdadeiro conteúdo?
Comentários
Postar um comentário